terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Desafios literários para 2016 - Carolina

Aproveitando que ainda estamos no início do ano, hoje venho apresentar-vos alguns desafios a que me propus cumprir no ano de 2016! :)

Em primeiro lugar, tal como em 2015, estabeleci a meta de ler 50 livros por ano no Goodreads, no entanto não é algo que me sinta necessariamente pressionada a cumprir, na verdade serve mais como incentivo e para ajudar a manter o ritmo (há algo de reconfortante em ler aquele “you’re on track”)!


Neste novo ano quero ter a liberdade de ler o que me apetecer, sem medos de pegar em calhamaços, clássicos ou livros mais lentos, afinal partilho da opinião que um livro fantástico vale por cem razoáveis e por vezes é inevitável ponderarmos começar um livro fora da nossa zona de conforto por exigir mais do nosso tempo e atenção... 


O que me leva ao próximo desafio: ler um clássico por mês



Por mais que possam ter a conotação de "pesados" ou "complicados", considero que os clássicos apenas são designados como tal quando têm um enorme mérito, são aquelas obras icónicas, que para além de transcenderem o tempo e conquistarem várias gerações, muitas vezes tratam temas relevantes para os dias atuais, permitindo também que nos contextualizemos no período em que se situam.

Dos poucos clássicos que li até hoje, apaixonei-me por cada um deles e definitivamente tenho vontade de ler mais do que seria possível num ano, contudo deixo aqui uma lista dos livros aos quais darei prioridade por já despertarem a minha curiosidade há muito tempo:

  • Não matem a cotovia/ Mataram a cotovia – Harper Lee
  • Rebecca – Daphne du Maurier
  • O doador de memórias – Lois Lowry
  • Mil novecentos e oitenta e quatro / 1984 – George Orwell
  • O Deus das Moscas – William Golding
  • O Grande Gatsby – F. Scott Fitzgerald
  • Jane Eyre – Charlotte Bronte
  • Os irmãos Karamazov - Dostoievski
  • Crime e Castigo – Fiodor Dostoievski
  • Lolita – Vladimir Nabokov
  • I Capture the Castle – Dodie Smith
  • O Monte dos Vendavais – Emily Bronte
  • A Sangue Frio – Truman Capote
  • A Tree Grows in Brooklyn – Betty Smith
  • Laranja Mecânica – Anthony Burgess
  • Anna Karenina – Tolstoy


Estou ainda a participar no projeto “Um ano com Agatha Christie” no grupo do Goodreads, no qual haverá a leitura conjunta de um dos livros da autora em cada mês. Apesar de só ter lido dois livros de sua autoria, Agatha Christie já é uma escritora que admiro imenso pela sua vasta obra e pela sua genialidade, pelo que estou bastante ansiosa por começar a conhecer mais do seu trabalho.

E o último objetivo para 2016 é: concluir mais séries, quer já as tenha começado ou não. 
Admito que vivo um dilema com séries, pois por mais que goste do primeiro livro, é sempre muito difícil para mim prosseguir com o seguinte pelo facto de saber que vou permanecer no mesmo mundo com as mesmas personagens (quando há tantas outras que quero descobrir), mas ao mesmo tempo sei o quanto essa experiência pode ser recompensadora…

Embora não tenha interesse em saber o desfecho de algumas histórias por vários motivos (To All the Boys I’ve Loved Before, de Jenny Han; If I Stay, de Gayle Forman; Me Before You, de Jojo Moyes), reconheço que há séries que realmente tenho curiosidade em acabar (Shatter Me, de Tahereh Mafi; Throne of Glass, de Sarah J. Maas; You, de Caroline Kepnes).

E são estes os meus principais objetivos literários de 2016, quais são os vossos? 
Bjs :)



6 comentários:

  1. Boa sorte nos desafios e boas leituras, Ana! :)

    Beijos
    http://anotacoesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Adoro Agatha Christie!! <3 so nao aderi ao desafio porque ja li imensos e de momento não tenho nenhum na estante à espera, mas estou a acompanhar feedbacks e opiniões! :)
    Quanto a clássicos, também sou apaixonada!! Muitos da tua lista também quero ler e até já os tenha na estante... Falta é tempo... :p
    Boa sorte com os desafios! Beijinhos e boas leituras! :D

    ResponderEliminar
  3. É mesmo uma autora fantástica! :D Ah isso é ótimo, eu quis participar do desafio exatamente porque ainda li pouco da sua obra. :)
    Hahah como te compreendo, é uma constante corrida contra o tempo!
    Obrigada Carolina e obrigada pela visita :D
    Beijinhos e boas leituras ^_^

    - Carolina

    ResponderEliminar
  4. Um clássico por mês wow boa sorte! Pessoalmente não consigo porque tenho necessidade de ler uns quantos mais leves pelo meio, mas tens nessa lista excelentes livros que espero um dia também ler!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada! :D Eu também, vou tentar intercalar com algumas leituras mais leves, vamos ver como corre! :) Beijinhos

    ResponderEliminar