sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Opinião - "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen


Ontem de manhã acabei de ler Orgulho e Preconceito. Desde que cheguei mais ou menos a meio do livro que sentia que precisava de falar sobre ele, mas agora estou um bocadinho perdida. Como tal, é bem provável que esta publicação seja um bocado estranha, porque simplesmente não sei bem como me expressar :\ 

Vou começar por dizer que gostei do livro, até mais do que estava à espera. Li-o (muito) lentamente, e quanto mais me aproximava do fim, mais pena tinha de o ver acabar. Agora que acabou, estou tentada a ver uma adaptação cinematográfica, mas ao mesmo tempo tenho receio que venha estragar o mundo criado pelo livro.

Diverti-me bastante durante esta leitura. Achei que as personagens estavam bem caracterizadas, e que as suas personalidades estavam muito bem marcadas. Dei por mim a revirar os olhos e a ficar irritada cada ver que algumas personagens apareciam. 

Mas o que mais gostei foi de ver a maneira ardilosa com que a autora criticou alguns costumes sociais da época, mas de forma tão bem disfarçada. Adorei principalmente toda a ironia nos diálogos entre Mr. e Mrs. Bennet. 

Quando terminei esta leitura tive pena de nunca lhe ter dado uma oportunidade antes, mas após uma pequena reflexão fiquei feliz de o ter lido agora, porque se fosse mais nova certamente não tiraria tanto prazer e divertimento, nem teria entendido várias coisas nesta obra. Tenho a certeza que quando o reler daqui a uns anos, muito mais proveito tirarei dele, e provavelmente mais ensinamentos também.

Pode não ser um livro grande (eu tenho uma paixão especial por calhamaços), mas é um grande livro.




E vocês, já leram ou viram alguma adaptação de Orgulho e Preconceito? Se sim, o que acharam?

Beijinhos e boas leituras,




2 comentários:

  1. Ainda não li, mas já vi filmes e séries e adoro! Umas adaptações melhores, outras piores, mas aconselho-te a veres :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi uma adaptação e adorei! Não estragou a opinião que tinha do livro, apesar de ter partes (bastante) diferentes. Valeu a pena :)
      Obrigada!!

      Eliminar